Perguntas Frequentes

1) O que é o Cursinho Popular João de Barro (CPJB)?

O Cursinho Popular João de Barro é um projeto de educação pré-vestibular, sem fins lucrativos, que se auto-sustenta com a contribuição de seus estudantes. É formado por voluntários estudantes de graduação e professores.
Nossa missão é: “Promover um ensino híbrido – humanístico e acadêmico – para tornar o processo de ingressão a vida universitária mais igualitário”. O objetivo do CPJB é preparar alunos de baixa renda para os principais vestibulares do país.


2) Onde são realizadas as aulas?

As aulas são realizadas na Escola Estadual Profª. Conceição Apª. T. Cardinales, localizada no Jardim Amanda – Hortolândia/SP.


3) Quais os horários das aulas?

As aulas serão dadas aos sábados, das 09:30 às 16:50. O candidato que for aprovado receberá a grade horária das aulas de forma mais detalhada. As turmas também contam com simulados e atividades extras aos domingos.


4) Quem dá as aulas?

As aulas são ministradas por alunos da graduação e professores graduados. Todos estão aptos a dar aulas e todos são voluntários.


5) Tenho que pagar alguma coisa para estudar no CPJB?

A taxa mensal é um valor simbólico de R$ 10,00 (dez reais) que compra os mantimentos para almoço e café da tarde, assim como ajuda na aquisição de materiais para a manutenção do Cursinho.


6) A inscrição no processo seletivo garante minha vaga no CPJB?

Não. A inscrição é apenas uma das fases do Processo Seletivo.


7) Se eu for aprovado no CPJB, tenho vaga garantida na faculdade?

Não. Se você for aprovado no processo seletivo do Cursinho, poderá se matricular e assistir às aulas preparatórias para o vestibular, mas não garante aprovação na faculdade.


8) Qual a relação entre o Cursinho Popular João de Barro e o Programa Escola da Família?

O Programa Escola da Família da E.E. Profª. Conceição Cardinales nos cede o espaço físico que utilizamos para dar aulas.


9) Como funciona o Processo Seletivo?

O Processo Seletivo é dividido em duas fases:
a) Inscrição Online
b) Entrevista Presencial

A Inscrição Online consiste no preenchimento de um formulário pelo próprio aluno. O formulário estará disponível no site e nas redes sociais do CPJB.
Após a inscrição, o aluno deverá comparecer na data, horário e local estipulado conforme e-mail enviado ao candidato e comunicados no site e redes sociais do CPJB.
É necessário que as duas etapas sejam realizadas para que o aluno possa concorrer às vagas.


10) Se eu realizei as duas etapas eu já estou selecionado?

Infelizmente não.


11) Como saberei se fui aprovado ou não?

Um e-mail será enviado informando aos candidatos aprovados, assim como a lista será divulgada no site e redes sociais do Cursinho Popular João de Barro.


12) Como eu posso falar com o CPJB?

Para dúvidas sobre o Processo Seletivo, encaminhe um e-mail para cursinhojoaodebarro@gmail.com. Além disso, estamos sempre disponíveis no Facebook e sempre postamos atualizações na nossa página.